Olá! Neste tutorial, iremos ensinar como realizar uma venda no Kero Moda.
Após abrir e dar entrada no sistema com o login e senha de sua empresa, você terá acesso ao painel inicial, onde as principais ações ficam localizadas na coluna lateral esquerda da tela.
Para iniciar uma venda, selecione a opção “Venda” (1) conforme indicado abaixo.
Em seguida, o sistema mostrará uma janela denominada “Pedido Express”. Selecionando a seta disponível na opção “F5 – Buscar Por” (2) como sinalizado abaixo, é possível escolher um grupo específico para onde sua pesquisa será destinada.
Nesta mesma janela, ao selecionar a opção “F1-Pesquisa” (3), os pedidos em aberto, baixados ou todos ficarão visíveis dentro do “quadro (4)” sinalizado abaixo.
Para efetuar uma venda, basta clicar na opção “F2-Incluir” (5)
O próximo passo é selecionar o campo “Cliente” (6). O cliente consumidor vem sempre como padrão, mas caso este cliente já tenha registro, é necessário que você apenas insira o nome que foi cadastrado.
A próxima etapa será selecionar o “Vendedor” (7) que está realizando a venda, a fim de registrar para controle e até mesmo futuros cálculos de comissões. Fica a seu critério diferenciar o “Tipo de Pesquisa” (8) entre código de barras, referência do produto ou descrição do mesmo.
Clicando na tecla “Enter” ou “F2” de seu teclado, o campo de seleção avançará para busca de produtos em “F2 – Código de Barras” (9). Neste campo, você deve incluir a forma como deseja buscar pelo produto. Ao dar enter, o sistema pedirá para inserir a quantidade de produtos que está sendo vendida e automaticamente o programa irá realizar o cálculo do valor. Na sequência é só clicar em F8-Confirmar (10)
Após confirmar, vai abrir a tela de Fechamento de Compra, localizada na lateral esquerda, onde encontram-se as “Formas de Pagamento” (11) e os comandos do teclado associados a cada uma delas. A opção escolhida aparecerá em “Tipos de Cobrança” (12).
Caso a escolha seja feita em “Duplicata” ou “Cartão”, você pode verificar uma simulação de parcelas antes de finalizar a compra para que seu cliente analise as melhores opções de pagamento sem ter que reiniciar todo o processo, basta selecionar “F10 – Simula Parcela” (13) ou utilizar diretamente a tecla F10 do computador.
O sistema avançará para o campo “Valor” (14) que será calculado automaticamente, basta dar enter e gravar. Caso tenha selecionado a forma de pagamento errada é só clicar em “F1- Limpar” (15). Depois é só clicar em “F8- Confirmar” (16).
O sistema irá, então, pedir para que você “Confirme o Pagamento” (17), clique na opção “Sim” ou na tecla enter.
Por fim, após ter confirmado sua venda, você pode “Escolha uma das opções” (18) de finalização:
1 – Para emissão de Nota fiscal;
2 – Para impressão do Romaneio;
3 – Sem Impressão alguma;
Parabéns! Sua venda foi finalizada.
Caso necessite de informações complementares sobre esta última etapa, consulte o tutorial de “Como emitir Nota Fiscal”.