Para realizar uma venda no sistema Domynus, na tela inicial procure o menu na lateral esquerda (1)
Localize e selecione a opção “Venda”(2).
Nessa tela que irá abrir temos as opções de “F2-Incluir”(3),”F4-Alterar”(4), ”F3-Consultar”(5), ”Visualizar”(6), “F11-LançarCaixa”(7), “F7-Estornar”(8), “F10-Cancelar”(9), “F9-Nota Fiscal”(10), “Enviar Email”(11), “ESC-Fechar”(12). Outras informações que temos dessa tela são os dados da venda(13) e a forma de pesquisar essa venda como por exemplo a situação da venda (14), data de cadastro (15), e como você deseja buscar (buscar pelo nome do cliente, produto, vendedor,etc) (16).
Quando clicar na opção “F2-Incluir”(3) irá abrir a tela de venda, para realizar uma venda nesta tela devemos informar qual tabela de preço iremos utilizar(17), nome do cliente(18), nome do vendedor(19) e o produto escolhido(20), para pesquisar o produto no campo tipo de pesquisa(21) podemos escolher a forma que vamos pesquisar tal produto por exemplo: se a opção marcada for “Referência” irá buscar os produtos apenas pela referência, se a opção marcada for “Descrição” irá buscar os produtos apenas pela descrição agora se a opção marcada for “Cod. Barra” irá buscar os produtos pelo código de barras, referência e descrição.
Logo abaixo onde informar os produtos pode dizer se a ação que está realizando é uma venda ou uma devolução(22) (caso queira realizar uma troca você utilizará as duas opções), no lado inferior esquerdo temos o campo “1-Totais”(23) onde podemos informar o valores referente a venda como valor do desconto, devolução e acréscimo, ao lado inferior esquerdo temos também o campo “Observ.”(24) nesse campo pode ser colocado as observações de uma venda (é aconselhável toda vez que for realizar um estorno de uma venda anotar as informações do estorno nesse campo).
Na parte inferior esquerda temos a opção “Lancar Caixa(Alt+L)”(25).
Quando a opção “Lancar Caixa(Alt+L)” estiver marcada ao você clicar em na tela de venda “F8-Confirmar”, abrirá uma tela onde apresentará as formas de pagamento(26), se o cliente possuir vale mostrar o valor desse vale(27), para informar como o aquela venda foi paga, deve informar o tipo da cobrança(28), o valor que o cliente vai pagar(29), após isso clicar em “Gravar”(30), os dados serão armazenado e mostrados em um retângulo acima de onde você inseriu os campos que você informou(31), com todas as informações cadastradas é só clicar em “F8-Confirmar”(32).
Após apertar em “F8-Confirmar” retornará na tela de venda com uma mensagem informando para escolher uma entre as três opções sendo elas “1-Nota Fiscal”(33), “2-Romaneio”(34) e “3-Sem Impressão”(35).
Na opção “1-Nota Fiscal” você pode informar o CPF ou CNPJ(36) e o tipo de nota fiscal que deseja emitir, sendo “F8-NF-e”(37), “F9-NFC-e”(38) e “F10-SAT”(39).
Na opção “2-Romaneio” você visualiza o romaneio para a impressão, e na opção “3-Sem Impressão” a venda será finalizada sem a realizar a impressão de nenhum documento de impressão.
Após essa tela a venda será armazenada no sistema com a situação “BAIXADO”(40).
Caso a opção “Lancar Caixa(Alt+L)” não esteja marcada o sistema irá mostrar a tela com as opções “1-Nota Fiscal”, “2-Romaneio” e “3-Sem Impressão” e após escolher uma delas o sistemas irá armazenar a situação da venda como “ABERTO”.
Na tela principal de venda podemos também realizar a alteração de um produto na opção ”F4-Alterar”(4).
Porém essa alteração só pode ser realizada em vendas com a situação “ABERTO”, ao clicar em alterar irá abrir a mesma tela de venda da opção “F2-Incluir” porém os dados da venda já estarão preenchidos.
Na opção ”F3-Consultar”(5) você pode realizar a realizar uma consulta de uma venda a tela de consulta se assemelha a de alteração com a diferença que você pode realizar a consulta tanto em uma venda com situação “ABERTO” quanto “BAIXADO” e também nessa tela impede que o usuário faça qualquer alteração na venda.
Na opção ”Visualizar”(6) você irá visualizar o romaneio da venda, essa opção pode ser feita tanto em uma venda com situação “ABERTO”, “BAIXADO” e “CANCELADO”.
Na opção “F11-LançarCaixa”(7) você pode lançar ao caixa uma venda em aberto.
Após isso abrirá a tela onde você irá informar a forma de pagamento dessa venda.
Ao finalizar o lançamento de caixa de uma venda a situação da venda mudará para “BAIXADO”.
Na opção “F7-Estornar”(8) você pode estornar uma venda já “BAIXADO”, para realizar o estorno selecione a venda que você deseja estornar, após isso aparecerá uma tela onde você irá digitar o motivo do estorno.
Aparecerá a tela de caixa onde você pode conferir os dados da venda(41), e para realizar o estorno clique em “F8-Confirmar”(42).
Nessa próxima tela, caso você queira confirmar o estorno, irá clicar em “Sim”(43).
Na opção “F9-Nota Fiscal”(10) você pode gerar uma nota fiscal.
Na opção “Enviar Email”(11) nessa opção você pode enviar o Pedido Express por e-mail, para realizar essa opção você irá clicar na opção email.
Irá aparecer uma tela pedindo para que você coloque o email, que você deseja enviar.
Após isso, você precisa esperar a mensagem confirmando que o email foi enviado.
Na opção “ESC-Fechar”(12) você irá retornar para a tela inicial do sistema.